Repúdio do Jovem à Política
Info Escola
Atualmente é comum ouvirmos a expressão "Política, religião e futebol não se discute", uma ideologia de certa forma recente que algumas pessoas usam para não levar o assunto adiante. Uma série de fatores contribuíram para que atual juventude tenha um certo repúdio a política em sua forma geral, um deles foi o avanço da tecnologia, os meios de comunicação e entretenimento ficaram mais velozes. O tempo que antigamente era gasto para ler revistas, livros e jornais passou a ser gasto diante do computador e televisão.
Outro fator decisivo foi o aumento da corrupção e a perda de credibilidade nos partidos políticos vigentes e seus membros, até mesmo os adultos não tem mais interesse em acompanhar ou pesquisar sobre a política.
A partir desse ponto de vista a política passa a ser uma "coisa" chata, entediante, em que a população olha e só consegue enxergar corrupção e falcatruas, com isso a comunidade jovem absorve tal ideia e comentários de seus pais, tios, avós sobre o "vilão" política. Diferentemente de duas ou três décadas atrás onde muitos jovens saíam as ruas para manifestar sua ideologia para mundo ou contestar sobre algum assunto, algo hoje cada vez mais escasso baseado em um pensamento medíocre de "Isso é o sistema! Não adianta lutar contra, só eu não vou fazer a mudança".
A junção te todos os esses fatores ligado a uma juventude acomodada e sem o hábito de leitura torna o principal direito adquirido com a cidadania algo banal, o voto passa ser uma obrigação entediante e uma perda de tempo, o Horário Eleitoral Obrigatório torna-se um entrave para a programação normal da tevê, ou seja, segundo o olhar dessa juventude tanto faz como tanto fez ele (a) saber as propostas dos candidatos, uma vez que a maioria também pensa " Vou votar nulo! Vou votar branco", assim a única forma de torna o futuro melhor para eles mesmo é jogado fora.
Infelizmente o atual forma de se fazer política patrocina o desinteresse pela própria política, pois um povo burro vende seu voto, e, uma juventude burra indiretamente dá continuidade a máquina de corrupção sempre votando nos sucessores desses políticos e entregando o futuro da Nação em suas mãos.
André Luiz Sampaio
0 comentários