Brasil: cultura e identidade nacional

Unknown | 20:14 | 1 comentários


A cultura é definida pelo conjunto de ações, ritos ou comportamentos típicos de um povo ou de determinadas  pessoas. De um modo geral não há culturas certas ou erradas, existem culturas diferentes, o que pode ser habitual para um, pode ser um tabu para o outro.
O Brasil é um país composto por vários grupos étnicos, desde os três de sua "fundação", quanto aos que foram sendo aderidos ao longo dos anos, formando assim uma identidade cultural. Nos quatro cantos da nação existem diferentes formas e traços que compõe essa identidade, que na maioria das vezes são representadas e expostas por meio de festividades, onde a que mais se destaca por sua popularidade, é, o carnaval. 
O carnaval surgiu por meados de 600 a 520 a.C. na Grécia, em que os gregos comemoravam e agradeciam em seus cultos pela fertilidade da terra e produção. No Brasil tal festividade foi trazida pela Igreja Católica, que no séc. XI, uma vez que passariam pela quaresma, eles escolheram três dias para festejar e assim conseguir enfrentar os quarenta dias em paz. Porém com evolução da festa, o Brasil acabou tornando-se o país com o maior carnaval do mundo, reconhecido pelo Guinness Book, e também sendo visto pela comunidade internacional como "país do sexo" nesse período do ano. 
Outro elemento que também mobiliza a nação é o futebol, uma paixão nacional, em que muitos chegam dar suas vidas pelos times. O Brasil é conhecido hoje como "o país do futebol", porém ele foi inventado em tempos remotos e só começou a ser organizado como esporte no séc. XIX na Inglaterra. Com o grande destaque de jogadores brasileiros, o Brasil tornou-se um celeiro de jogadores, uma vez que o sonho que quase toda criança é ser jogador de futebol, assim temos um grande número de jogadores para exportar.
Os dois principais elementos da cultura e identidade nacional, carnaval e futebol, acabam que não sendo algo tão cultural. Aspectos muito mais relevantes em nossa cultura são desconhecidos dos próprios brasileiros, como por exemplo a vasta e densa cultura indígena e afro-descendente ou até mesmo os grandes sítios e parques arqueológicos situados em nosso território. No aspecto musical, a grande maioria das músicas que fazem sucesso e são exportadas para outras nações falam apenas de uma apologia ao sexo. No cinema, até poucas décadas atrás, 90% de todo o material videográfico produzido, era pornografia, e os poucos filmes que fizeram sucesso internacionalmente, como Tropa de Elite, era uma crítica ao sistema brasileiro.
O Brasil tem muito mais a oferecer para o mundo ou mesmo para nossos filhos no futuro, devemos priorizar e incentivar o que realmente tem um valor cultural, ou melhor, devemos selecionar e escolher itens importantes que também devem fazer parte da cultura brasileira.

Category:

Um comentário:

  1. Então é possível dizer que a identidade nacional do Brasil não pode realmente representar, por exemplo, o Rio Grande do Norte?Ou seja, a identidade nacional é ligada apenas ao Rio de Janeiro e então generalizam o resto do Brasil?

    ResponderExcluir