O conflito entre Israel e seus vizinhos
A Faixa de Gaza vive dias de tensão. Desde o último dia 14, o Hamas (movimento islâmico que controla Gaza) vem trocando agressões militares com Israel. O estopim do conflito foi a morte do chefe militar do Hamas, Ahmed Jaabali, por um ataque aéreo israelense. A resposta foi imediata. Pedidos de vingança foram pedidos pela rádio oficial do grupo islâmico e a Jihad Islâmica declarou que iria retaliar. Foguetes disparados pelos muçulmanos mataram três civis israelenses até o momento. E por mais que exista pressão internacional para isso, não parece que as partes estão perto de um cessar fogo.
A questão é, Israel está certo ou não? Há anos os extremistas muçulmanos da faixa de Gaza provocam e atacam o país judeu por meio de atos terroristas. Eles parecem não estarem dispostos a entrar em um consenso, quer criar um estado palestino a força passando por cima da ONU e de seu vizinho. Fazem isso por que tem o apoio de países como o Irã, que nunca esconderam seu antissemitismo e sempre procuram uma desculpa para se fazerem de vitimas e começar uma guerra contra Israel. As Forças de Defesa de Israel (FDI) não fizeram mais que sua obrigação ao atacar e abater um individuo que representava um risco real ao seu país. Afinal Jaabali foi apontado pelo país judeu como o responsável pela atividade terrorista do Hamas nos últimos dez anos.
Os Judeus sempre vivem em um local hostil desde a criação de seu país em 1948, situação que piora exponencialmente desde a chamada primavera árabe, que alem de implantar a democracia, colocou extremistas islâmicos no poder em países como o Egito e a Líbia. Israel está cada dia mais cercado por inimigos e precisa fazer o que vem fazendo desde o dia 14, mostrar ao mundo que está disposto a lutar por sua terra e que qualquer um que desafia-lo sofrerá pesadas perdas.
* Principais eventos da operação "Pillar of Defense" entre os dias 17 e 19 de novembro:
http://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2012/11/operacoes-na-faixa-de-gaza-de-17-a-19-de-nov-national-post.jpg
fonte: www.forte.jor.br
Eduardo de Padua .
Category: Internacional, Militar
0 comentários